sábado, 19 de fevereiro de 2011

Black Sundays - Morbid I

Entre 1991 (ou 92?) e 1995, o Black Sundays do DJ Tonyy foi o mais expressivo projeto que apoiou e divulgou de fato as chamadas gothic tendencies no circuito alternativo paulistano. Numa em época em que a difusão on-line ainda nem era sonhada, seu idealizador se sentiu sensibilizado pela carência de informação que o público aficionado da época sofria. Mesmo que sua intenção inicial fosse ganhar este peculiar público noctívago pelos tímpanos, não era exagero chamar essa empreitada como incentivo cultural - onde havia um clube (em especial o Armagedon) que tocasse um som que estava dentro de sua proposta, lá estava a "lojinha" do Projeto Black Sundays vendendo suas fitinhas (ainda não tínhamos o cd-r que hoje em dia também já é obsoleto), camisetas, fanzines e outras coisinhas que faziam, paradoxalmente, qualquer gótico feliz...Além das discotecagem o projeto promovia mostras de filmes expressionistas do inicio do século XX voltados para tal estética, fomentando a propagação de suas atividades com uma cara mais “cult”. Parece uma afirmação nostálgica e repetitiva desmerecer a maioria dos trevosos atuais – boa parte de quem vivenciou isso sabe de cor que não se fazem mais góticos como antigamente. O que temos hoje na realidade é um subproduto banal deste bombardeamento de informações; naquela época era possível distinguir o sujeito que acompanhava esta sub-cultura, pois seu interesse era de um genuíno garimpeiro. A democracia ou a inclusão digital está ai e isso faz com que questionemos alguns gostos atuais e concluímos que boa parte das afeições pelo underground, expressadas no mundo virtual é conduzida por uma efêmera e duvidosa “paixão”. Mas, voltando ao tal Black Sundays...Até um tempo atrás, artigos como cds e LP's que faziam a felicidade desta turma, vinham de fora. Importar ainda era muito caro, então por que não "fabricar" as suas próprias compilações em fitas K7 como os amigos faziam? Vender este item ao equivalente a uns R$ 4,00 pagava a mão de obra e o recheio era o suficiente para você conhecer uma gama de bandas até então desconhecidas. Eram diversos títulos com número de catálogo número e tudo mais, sendo que a maioria tratava-se de compilações que exibiam as “principais músicas” (como um greatest hits) das bandas mais expressivas da dark music ou coletâneas sortidas que levavam em seu rótulo o subgênero que predominava seu set, tipo “dark wave”, “gothic rock’ etc. Sim, a idéia de fato era catequizar, mas não de forma arrogante, e sim de maneira bem amigável e acessível. Eu adquiri na finada Mr Boris três destas fitas e foi através destas “memorabilia” que conheci muita coisa. Elas eram embaladas com uma capinha impressa em papelão de gramatura média e marrom, com a logomarca “Black Sundays” e o track list escritos com as fonts características das demais peças gráficas difundidas pelo projeto.
Nestes lapsos nostálgicos resolvi reproduzir o set de duas destas fitas em mp3 e disponibiliza-las para download a fim de dividir a emoção que era de manipular um tapedeck. A primeira tem o título de “Morbid I” que possui uma lista de músicas com uma abordagem bem soturna que poderiam tranquilamente servir como trilha sonora para um funeral num domingo chuvoso...Dentro da pasta há digitalizado a capa do K7 original. A próxima coletânea será a “Hard Goth I”. Espero que apreciem.

Track list:
A 1. Death In June - Last Farwell (5:33)
A 2. Tones On Tail - Movement Of Fear (3:51)
A 3. The Eternal Afflict - Crash Course In The Garden of Christ (5:55)
A 4. Maeror Tri - Ardor (4:14)
A 5. The Cure - Cold (4:26)
A 6. The Sisters Of Mercy - Fix (3:41)
B 7. Les Berrtas - Ruhe in Unfrieden (5:15)
B 8. In Slaughter Natives - Angel Meat (5:21)
B 9. Lycia - Everything Is Cold (3:25)
B 10. Das Ich - Freuel (5:58)
B 11. Love And Rockets - Saudade (5:00)
B 12. Siouxsie and The Banshees - Obsession (3:51)

*download it here*

3 comentários:

  1. Rod

    Estava lendo este post do seu blog e, cara, me bateu uma saudade destes tempos... época do Projeto Black Sundays, Black Sundays Compilation vol.I, fanzine Enter the shadows, banda Sufrágio D'Alma, Espaço Retrô, Morcegóvia, góticos no Programa Livre, etc... só quem viveu esta época sabe do que estou falando, os eventos no Armagedom, impeachment do Reginaldo, enfim... apesar de ser do interior de SP ( Campinas ), tive a oportunidade, dentro do possível de freqüentar a cena. Eu era muito amigo do Tonyy, Caju, o Fabio de Santos entre outros, mas, por circunstâncias da vida perdi contatos com todos... tire uma dúvida: eu tenho uma fita k7 que ganhei num sorteio no Morcegóvia, mas perdi a capinha com o nome das bandas e músicas, será que se eu te mandar a música vc consegue identificá-la? meu email: williamcweiss@gmail.com Parabéns pelo seu blog e pela lembrança, abraço. William Campinas/SP

    ResponderExcluir
  2. Também tenho muitas saudades desta época, 1992 e 1993 quando eu morava sozinho em São Paulo. Fui muitas vezes ao Armagedon na Augusta. Fiquei amigo do Tonyy, do Morto, Marcelo, da Patricia, etc. Passava as tardes de sábado na Mr. Boris, grande amigo Chiclé e o saudoso Rogê, conferindo novidades e trocando idéias góticas. Também comprei muitas destas belas fitinhas e ficava admirando as capinhas. Ainda tenho uma do "Projekt das Krummen Mauern", ótimas músicas. Grande abraço a todos. Alex allexps@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. MEU DEUS.......ESTOU EXPLODINDO DE SAUDADE, EU PARTICIPEI DO CENARIO GOTICO DE SÃO PAULO COM TODAS AS MINHAS FORÇAS. EU ERA DE SÃO CAETANO DO SUL E VIVIA NA ZOSTER ENTRE OUTROS DO ABC, MAS FREQUENTAVA OS AMBIENTES DE SAMPA, MADAME, RETRO, TREBEHOUSE, CEMITERIOS: SÃO PAULO, CONSOLAÇÃO, ARAÇA ETC.......EU ERA GOTICO ATE OS OSSOS, E QUER SABER, AINDA SOU. PASSEI TODA ESTA HERANÇA MARAVILHOSA PARA MINHA FILHA DE 20 ANOS, HOJE TENHO 40, CONTINUO CABELUDO E AMANDO O SISTER OF MERCY. CADA ANO QUE PASSA EU E MINHA ESPOSA FICAMOS PIOR.... PARABENS PELO BLOG.

    ResponderExcluir