quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Magnus Opus pra esquisitões, punks, goths & industriais...

Vocês já chegaram a imaginar que algum dia preciosidades em DVD do Alien Sex Fiend, Einstürrzende Neubauten ou Cabaret Voltaire poderiam sair um dia aqui, no Brasil? Se não fosse a Magnus Opus isso seria quase impossível...Com o catálogo repleto de raridades, filmes de artes e outras doideiras cinematográficas, esta editora resolveu também fazer a alegria dos amantes do punk rock, pós-punk e outros sons de vanguarda que já serviram como trilha sonora para algumas de suas películas que, em contrapartida, influenciaram diretamente tais estilos. Muitos dizem que a Magnus nada mais é que uma subsidiaria da reprodutora Continental, que se desintegrou devido a sérios problemas autorais (além das péssimas prensagens e erros na maioria de suas legendas, o que fez com que seus lançamento fossem postos sub suspeita). Alguns destes DVD’s musicais os quais me refiro fazem parte do acervo do lendário selo inglês Cherry Red. Não se sabe, devido esses boatos e evidencias de má reputação de pirateadora, se os direitos destas obras foram devidamente e legalmente licenciados – eu tenho as minhas dúvidas já que alguns títulos e capas autênticas foram ignorados ou alterados como se a intenção fosse burlar o detentor destes conteúdos. De qualquer maneira, é bom aproveitar este balaio, mesmo que os preços destas edições tupiniquins não sejam lá essas coisas. No entanto, vale lembrar que adquirir essas peças genéricas fica um pouco mais em conta, uma vez que se você for importar os originais corre-se risco de pagar aquelas malditas taxações da Receita Federal.
Confiram os títulos (que mais me chamaram atenção) com as respectivas sinopses que constam em seus versos:

Alien Sex Fiend - Edit+Overdose
Quando punk-rock surgiu no final nos idos de 1970, parecia que os anos 80 já estavam com sua estética musical definida, de tanto que foi seu impacto. Mas foi neste cenário que surgiu uma novidade avassaladora. O quarteto Alien Sex Fiend, subverteu tudo ao conseguir a ousadia de atrair os fãs de psychobilly, punk, goth rock e música eletrônica. The Cramps, Alice Cooper, Danielle Dax e The Stooges foram às referências para um crossover violento de ruídos eletrônicos com pedais de guitarra. Esta edição digital registra shows e clipes de 1983-87. Com isso podemos testemunhar porque Marilyn Manson parece uma criança ingênua perto de Nik Fiend.

Nico – Incognito & Library Theater Manchester
Uma das figuras mais enigmáticas e fascinantes do rock, Nico trabalhou e se envolveu romanticamente com várias lendas dos anos 60. Antes da música, ela foi uma top model de sucesso na Europa, fazendo também uma ponta em “La Dolce Vita” de Fellini. Na metade dos anos 60, mudou-se para New York e conheceu Andy Warhol, que foi a sua ajuda estratégica para a entrada no grupo Velvet Underground. Partiu para uma carreira solo com ajuda de John Cale, e fez história. Neste DVD encontra-se 2 show raros de 1983.


Divine – A Musa Do Underground
Ultrajante, bizarra, audaciosa, provocadora. E talentosa? Sim, Divine é uma performer completa. Foi, nos filmes de John Waters, que ela praticamente surgiu, fazendo papéis hilários. Divine (nome real é Harry Glenn Milstead) foi ator, cantor e dragqueen. No início dos anos 80, sua carreira na música deu um salto, por ela não ter concorrentes. Sua vulgaridade no palco a tornou única e original. Neste DVD temos 2 shows históricos e raros no lendário Hacienda Club, em 1983.

Felt - A Declaration
FELT foi uma das bandas de indie rock, mas enigmáticas da Inglaterra. Liderada pelo talentoso songwriter Lawrence Hayward, transformou sua obsessão Tom Verlaine e Television, numa sonoridade lânguida pop-minimalista. O grupo surgiu em 1979 e rapidamente se transformou num grupo cultuado, tendo como sua música principal a belíssima “Primitive Painters”, imortalizada no dueto com a Elizabeth Frazer (Cocteau Twins). Este DVD é o registro ao vivo de um concerto em Londres de 1987. Inédito no Brasil.

Cabaret Voltaire*
Depois do grupo alemão 'Kraftwerk', ter mixado a vanguarda da música eletrônica com a pop, aconteceu um lapso de tempo nos anos seguintes na música eletrônica. Em 1978 surgiu o 'Cabaret Voltaire' com a vanguarda 'crossover'. Nesse DVD poderá ser encontrado a mistura de videoarte, cinema, política, microfonia, pedais de efeito, colagens de gravações antigas, distorções de guitarras, bases eletrônicas, interferências magnéticas em 'low technology', dadaísmo e pós-modernismo.

Einstürrzende Neubauten - ½ Mensch
O japonês Sohgo Ishii é um influente e cultuado cineasta, acostumado a realizar filmes experimentais bem radicais. Em 1985, durante uma viagem do grupo alemão Einstürrzende Neubauten pelo Japão , Sohgo realizou um dos filmes mais impressionantes da arte contemporânea, misturando diversas linguagens: música, vídeo-instalação, dança Butô e cinema. Dentro de um contexto urbano apocalíptico, o Neubauten provoca um grande acontecimento artístico, unindo o caos com a cultura milenar japonesa. Fantástico.

Laibach - Passado e Futuro*
Laibach é um coletivo formado no início dos anos de 1980 na ex-Iuguslávia, qua conectava a música insdustrial, eletrônica, arte conceitual, teatro, espírito punk e discurso sócio-político. Laibach: Passado e Futuro - é um esclarecedor documentário, que mapeia a situação tensa e frágil que se encontrava toda a região oriental-socalista da Europa. Paralelamente, vamos conhecer a origem do Laibach e como eles enfrentaram o regime autoritário com shows transgressores, resultando até na expulsão deles do país.

Test Dept. – Program For Progress (82-84)*
Test Dept. foi um dos grupos mais obscuros e importantes da música pós-industrial da Inglaterra. Surgiu no sul de Londres em 1981 e fundiu o espírito do punk, com a sensibilidade revolucionária da vanguarda européia. Low-tech, barulhos orquestrados, restos de sucata, instalações esculturais, filmes antigos e música eletrônica, são os elementos para criar uma atmosfera caótica, dinâmica e original. Este DVD reúne vídeos-instalações produzidas entre 1982-84.

*Esses três títulos marcados com asteriscos, estão reunidos também numa caixa chamada Coleção Caos e Colapsos. Imperdível para os fãs destes ícones máximos da música industrial européia!

Buzzcocks - Auf Wiedersehen
O grupo britânico de Manchester, Buzzcocks, centralizado no trio de músicos - Pete Shelley, Howard Devoto e Steve Diggle, foram influenciados por um show de seus compatriotas Sex Pistols. Para formar uma das mais interessantes bandas de pop punk. O estilo energético e irônico acabou criando seguidores como The Fall e Green Day. Neste DVD temos o registro histórico de um de seus melhores shows, em Hamburgo de 1981

Sex Pistols – Em Longhorn, 1978
O Sex Pistols aterrorizou os americanos na pacata Longhorn, num show antológico de 1978. Johnny Rotter, Steve Jones, Paul Cook e o lendário Sid Vicious, colocam todo mundo em histeria coletiva, cantando os clássicos “Anarchy in the UK”, “God Save the Queen” e “E.M.I”. Este raro registro entrou para a história do grupo como um dos mais tensos, no meio de americanos violentos e desconfiados com a rebeldia insana do quarteto punk.

Jello Biafra Em Dead Kennedys Em 1984
Dead Kennedys entrou para o hall da música punk pelas letras selvagens e subversivas, além das performances eletrizantes que deixavam seus fãs enlouquecidos. Um de seus melhores shows foi registrado por Dirksen em São Francisco, 1984. Nazi punks Fuck off, MTV Get off the air, Police Truck, Bleend for me, We´ve got: A Bigger problem now, entre outras músicas, aparecem neste histórico show. As imagens são raras e não foram conservadas adequadamente, gerando variações de cores e dropouts. Mas de certa forma ela colabora para a atmosfera punk anarquista do mitológico grupo de Jello Biafra.

Um comentário:

  1. ola...comprei algumas dessas colecoes, e sao otimas.
    algumas delas eu tinha o original.
    uma resalva, quando vc fala que as capas das edicoes brasileiras nao confere com as estrangeiras entao se suspeita se os filmes sao legais, nada tem a ver por ter um design diferente no rotulo. Qaulquer filme, ou show, lancado em dvd no mundo, cada um cria sua arte mais adequada. Mas enfim, é so uma observacao. valeu pelo blog.

    Sergio

    ResponderExcluir