A extensão e o desenvolvimento da subconsciência diretora, que, intrinsecamente, dependem de seu grau evolutivo, em parte determinam o mais ou o menos de evolução e de capacidade da consciência normal. Digo em parte porque, naturalmente, goza o físico de um papel importante, sendo o cérebro, fonte do psiquismo inferior, mas ou menos perfeito, mais ou menos apto a submeter-se à direção da individualidade subconsciente diminuída, entravada ou destorcida pelas influências exteriores contrárias (educação, exemplos etc) e pela hereditariedade.
Não se pode, portanto, julgar, do estado de avanço real da
individualidade a partir da personalidade atual; é, no entanto, àquela que, sem
dúvida, a personalidade deve suas principais faculdade, suas mais eminentes
qualidades e a possibilidade de realização de obra de grande talento ou de gênio.
De acordo com as mais amplia probabilidade, e de um modo
geral, as capacidades do ser normal são, em maior parte, o legado da subconsciência
superior, o resultado da evolução passada, das experiências realizadas nas existências
anteriores, enquanto seus conhecimentos atuais
são, em maior parte, a aquisição da existência presente e o resultado do
trabalho cerebral, naturalmente guiado pelo ser subsconsciente.
O caráter, as opiniões diversas (políticas, econômicas,
religiosas, mesmo as filosóficas, etc.) às vezes mantém os dois psiquismos.
Mas, enquanto o caráter retira componentes do psiquismo superior, as opiniões (em
cujo desenvolvimento têm grande influência a hereditariedade, a ação do meio, a
educação, o interesse pessoal, etc.) freqüentemente mantém em mais alto grau
componente do psiquismo inferior, ao menos nos seres pouco evoluídos ou medíocres.
No que concerne à inspiração (nos homens de talento ou de gênio),
é claro que ela é pura e simplesmente resultado da sugestão do ser subconsciente.
Essa inspiração com freqüência passa despercebida e confunde-se com o trabalho voluntário.
É o caso em que a colaboração dos dois psiquismos é intima e estreita. Em
muitos casos, contudo, na maior parte dos grandes artistas, escritores, filósofos
e sábios, a inspiração é nitidamente do trabalho voluntário. Manifesta-se ela
em separado de qualquer pesquisa penosa, amiúde num estrado de distração às
vezes durante o tempo em que o cérebro dorme e repousa. Aqui, é evidente a ação
isolada do psiquismo superior e extra-orgânico. Infelizmente, a atividade do
psiquismo superior, liberada e acrescida, permanece em grande parte inutilizada
na vida prática. Com efeito, se sua separação do psiquismo inferior favorece
sua atividade, naturalmente torna mais aleatória e mais difícil sua ação sobre
o cérebro.
Também os resultados da atividade psíquica isolada de ser
subconsciente não chegam à consciência normal senão por intervalos e por
fragmentos, sempre incompletos e frequentemente deformados. Esses resultados são
superiores aos que resultam da colaboração normal dos dois psiquismos, embora
sejam sempre mais ou menos irregulares, espaçados, acidentais, intermitentes.
Tal a explicação do bem conhecido mecanismo habitual da inspiração.
(trecho do livro “O Ser Subconsciente” – Gustave Geley)
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