sábado, 16 de maio de 2015

(Re) lançamentos - Rapidinhas

Como o Programa Cadavres Exquis não foi ao ar nesta última sexta, resolvi preencher o "vazio" comentando algumas (re)edições que estão pipocando por aí.

Re-edições, novas prensagens em vinis não param. Se fosse falar de tudo o que anda saindo por ai, eu ficaria dias e dias escrevendo. Fiz um pequeníssimo apanhado do que saíram nestes últimos meses que considero de maior relevância, pelo menos ao meu gosto:



- Siouxsie & The Banhees - Join Hands - A Polydor trás uma nova versão do seu segundo álbum em vinil, desta vez com a capa original, descartada um pouco antes do seu lançamento em 1979.



- UK Decay ‎– Rising From The Dread  - A banda, pelo seu selo UK Decay Records, relança este EP de 1982 que é sem dúvida um dos discos mais importantes e seminais do chamado punk gothique. Edição limitada em vinil branco!




- Guerre Froide ‎– Untitled - depois do sucesso da sua versão em CD que saiu em 2004 pela Genetic Records, o selo francês Born Bad Records trás de volta este EP em seu formato original (como em 1981); vinilzão, encarte/poster etc.



- Fockewulf 190 ‎– The First & Second Side Of The Mystic Synth - Este box com 4 Lp's pode ser considerado a coleção definitiva desta lenda do synth pop/dark italo!



- Opéra De Nuit - 84-86-88 - Dentre tantos relançamentos da cold wave francesa feitos pelo selo Infration, um dos itens que eu sentia falta no seu catálogo eram estes caras da cidade de Valréas (quase um vilarejo medieval, do interior da França). Eles chegaram a ter até uma música na coletânea Transmission, porém, novas edições individuais, dos seus álbuns não rolaram. Para a minha felicidade seus ex-integrantes compilaram todas as músicas da banda que até então estavam disponíveis nos vinil originais há décadas esgotados (as cópias que se acham por ai, valem por ai estão na casa dos 150 euros!) num um box com 2 cds, pelo próprio selo, La Nuit Tous Les Opéras Sont Gris. Edição limitada pra colecionador!




- Alien Sex Fiend - Classic Albums and BBC Sessions Collection: mais uma daquelas caixas com que viraram moda entre as gravadoras e que, de alguma forma, seguram a onda do mercado de cd's que anda tão caído. Os atrativos deste box: itens que já estavam há muito tempo fora de catálogo (como o primeiro álbum) e 6 músicas gravadas em Peel Sessions, inéditas em edições oficiais.



- Various ‎– Pas De Deux - compilação originalmente lançada em 1985 (Auxilio de Cientos Records), com bandas cold wave/minimal/experimental, ganha uma nova edição pelo selo espanhol Domestica.


- Joe Crow - Compulsion - originalmente lançado em 7", este clásssico ganha formato 12" pela Dark Entries, com 3 a mais.



- Spittle Records - Esta é apenas uma nota sobre este selo de extrema importância a cena underground italiana. Cada dia fico boquiaberto com as coisas que eles soltam, o que faz com que voltemos a atenção a Itália que foi tão efervescente em termos musicais quanto Reino Unido, Alemanha, França, Escandinávia e Leste Europeu. O Spittle surgiu em 1984 com o catálogo voltado ao punk, dark wave, EBM etc...Depois de um longo período inativo, seus fundadores, Simone Fringuelli e Massimo Currò, decidiram voltar a ativa em 2005 com intuito de desarquivar grande parte das bandas copatroitas que emergiram no pós-punk e não tiveram seu merecido reconhecimento quando ainda estavam na ativa.


- Dead Wax Records - Ao lado do selo Domestica, este selo desponta como mais uma editora espanhola também com o compromisso de relançar raridades quase esquecida do pós-punk europeu, com foco no minimal & dark/cold wave, goth rock do início. Nomes como Remain In Silence, Cha Boom Cha e Marcie's Still Waiting dão peso ao seu acervo!



- Oppenheimer Analysis - New Mexico: The Complete Collection - É uma coletânea em vinil duplo (prensado em preto e branco) em edição limitada "deluxe" de 1000 cópias. Item para qualquer discoteca básica de minimal wave que se preze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário