sexta-feira, 22 de maio de 2015

Cadavres Exquis #43 - Especial WSDP


Este programa é dedicado ao já consagrado selo alemão Was Soll Das? Schallplantten, ou simplesmente WSDP, capitaneada por Frank, que que há mais de 13 anos vem dedicando suas atividades no (re)lançamento de relíquias gravadas originalmente apenas em fitas K7, por bandas que emergiram da chamada cena Neue Deutsche Welle. Alguns nomes permaneceriam no anonimato se Frank não tivesse conservado seu acervo e resolvido dá-los o formato de bolachões prensados em edições limitadíssimas que vão de 100 à 300 unidades. Posso afirmar tranquilamente que ele foi o percursor desta nova onda de vinis (entre os selos minimal/cold wave/post-punk e afins), que despontou nas pequenas editoras e agora faz a cabeça do grande público que redescobriu a elegância e o aspecto colecionista e ritualista do formato [leia aqui um artigo interessante de Michel Laub que saiu hoje na Folha, que retrata muito bem esta questão]. Quando eu ainda fazia o Batzone adquiri alguns vinis da WSDP e mantive contato com seu mentor, que na época (em 2006) me cedeu uma camiseta promocional e esta auto biografia que reedito mais uma vez para este blog (logo abaixo). Quanto a set, tentei fazer um resumo bem superficial do seu catálogo, ainda sim, agradará aos que gostam de uma música extremamente underground, ou seja, que instiga os verdadeiros "garimpeiros" de synth-punk, do autentico minimal wave ou do que poderia ser denominado de proto-electro-gótico. Enfim, dá pra ter uma breve noção do que rolava no tão fértil pós-punk de Berlim e imediações. 
Hoje, às 20hs na Rádio Enter The Shadows.


  1. Gorilla Aktiv - Ottos Pornos
  2. Z.S.K.A. - Gegenteile
  3. Die Synthetische Republik - Fabrique Electrique
  4. Pseudo Code - Could It Be A Hit
  5. Frauen Von Avigno - Meine Liebe Mit Den Gelben Haaren
  6. Solide Einsamkeit - Es Ist Verboten
  7. Andi Arroganti - Krank Und Pervers
  8. Dino Martini - Kanada
  9. Kratzer - Leben-Spielen-Singen
  10. Hessen, Ganz Groß! - Spiel Nicht Mit 7
  11. 4 Kaiserlein - Karat
  12. Synthenphall - Auf Dem Teppich
  13. Duotronic Synterror - Weltsicht
  14. Die Klopferbande - Das Ist Rekord
  15. Roter Stern - Kumbaya
  16. Die Radierer - Madagaskar (Live 1979)
  17. Kwalität 100% - Diese Schreibmaschine Kann Auch Sprechen
  18. Die Egozentrischen Zwei - Der Aufstand Der Chemiker
  19. Tagesschau - Gib Mir 1 Mark
  20. 4d - Dreidimensional

PEQUENA BIOGRAFIA DA WSDP:

Por volta de 2002 Joerg (agora trabalhando na KERNKRACH) me perguntou como lançar um disco e eu disse: "Ganz Einfach" (completamente simples), gravei algumas músicas de vários K7 para um CD, e o enviei pra ele. Realmente ele ficou tão excitado com a música desse cd, que ele quis ter este material em vinil.

Até então eu tinha nenhum número telefônico ou contato de alguns dos artistas , mas senti que o material era bom demais para ser esquecido; eu disse a mim mesmo: "Porra! Porque não faz você mesmo?" A idéia por trás de tudo era uma espécie de tributo aos artistas, sem alguma intenção comercial. Além disso, quem ainda conheceria alguma das bandas mais de 20 anos depois que sua música tinha sido lançada em cassetes em edições extremamente pequenas?

Então eu enviei o CD para prensar em vinil, pensei como poderia ser a capa, e o WSDP 01 estava pronto. Fiquei receoso que eu não poderia vender mais de uma cópia, eu fiz apenas uma prensagem limitada de 100 cópias . Quem poderia ter tomado conhecimento daquilo além de mim e Joerge, os únicos seriamente interessados neste registro?

Quando os discos começaram a ser entregues da fábrica, depois de duas semanas, era emocionante colocar cada peça de vinil nas capas, e ir carimbando uma impressão digital no selo de numeração...

O disco vendeu extremamente rápido, os primeiros contatos foram feitos, novas amizades nasceram com isso, e eu podia finalmente colocar as informações de alguns artistas no disco.

Não havia absolutamente ninguém que não gostou da idéia, e era completamente simples ("Ganz Einfach" – assim como o título do disco) lança-lo. Naturalmente alguns dos artistas acharam que seria melhor se tivesse sido avisados de antemão - mas como eu seria capaz, já que nos contatos o nome real de alguns eu vezes nunca soube, sem falar da tentativa de encontrar pessoas que conhecesse alguém que soubesse desse ou daquele artista...

Agora, dois anos mais tarde, há ainda dois artistas que obviamente não sabem qualquer coisa sobre sua participação neste disco: CHEMISCHE AMEISENSCHEISSE e DRAHTKUR.

Depois que este LP tinha se esgotado instantaneamente, o gelo foi quebrado e as coisas aconteceram rapidamente. Eu contatei RADIERER, para obter seu OK para o relançamento do 10” NON DOM.
Um disco que, devido sua edição pequena de 100 cópias, tamanho incomum de 10" e vinil colorido, estava quase destinado ser a ruína financeira do recém nascido WSDP. Mas por muita sorte, de maneira inesperada, e em questão de tempo os próximos lançamentos estariam vindo também.

Foi muito fácil reunir uma lista de "artistas procurados", e eu somente tive que encontrar um meio de contatá-los, convencendo os de minhas idéias e tendo sua aprovação para um lançamento. Em quase todos os casos não foi problema, então agora eu já estou trabalhando no WSDP 106, passando por mais de 30 lançamentos em menos de quatro anos. E estou preparado para mais edições no futuro, mas deve-se mencionar também que não há uma fonte infinita do material.

Você não pode voltar no tempo, e agora é o ano 2006. É importante para mim que a WSDP tenha servido de modelo para outros selos recém abertos e que partilham a mesma filosofia (como KERNKRACH, VINYL-ON-DEMAND, ANNA LOGUE, etc...) - e lembre sempre: Se você não gosta dos discos que estão sendo oferecidos, FAÇA OS SEUS!


* Por Frank – dono do Was Soll Das? Schallplantten. É um obcecado por bandas punks e minimalistas alemães, suíças e austríacas. Parte das capas de discos, K7's, fotos e flyers do seu acervo encontra-se digitalizadas no site PUNK-DISCO que, assim como o selo, também tem considerável valor “arqueológico”.

*Catálogo: http://www.discogs.com/label/80026-WSDP

2 comentários: