Passaram-se mais de dez anos da ressurreição, auge e queda
do fenômeno retrô do death rock, período em que meus zine Batzone e Junkeria Nefasta tiveram papel de correspondentes por aqui.
A "segunda morte" do Deathrock, ocorreu pelo simples fato gênero passar a ser assimilado
pelo "goth establishment" (alicerçada pela geração internet)
e passou a ser mais um produto das referências e clichês que, paradoxalmente, ele até
então contestava. Em 2012 a tão esquecida (ou melhor, ignorado, já que a atenção neste quesito foi sempre voltada à Califórnia) cena de Nova York foi lembrada em forma de LP - algo louvável já que boa parte destas bandas não tinha em vida lançado um único compacto. Dark New York (Gotham City's PostPunk, Goth, & Deathrock Bands 1983-1988) Vol. 1 (Black Scorpio Records) alguma forma sinalizou que estamos talvez no início de uma nova onda saudosista que agrada tanto esta ala punk das tendências góticas. Em seu set list: Scarecrow, surgido em 1983, gravou em seus cinco anos de vida apenas algumas demos, que no início dos anos 2000 foram postas para download gratuito no site Mp3.com. Caminho muito semelhante percorrido pelo Naked And The Dead. No caso desta banda, o seu único K7 gravado em 1985 não era apenas uma demo, e sim um EP oficial. Bem, Dark New York esgotou-se rapidamente, eu mesmo não consegui a minha - a falta de alerta de amigos não me faltou, mas só agora me dei conta o quanto este registro é importante dada à relevância discografia para estas bandas que em parte (Of A Mesh é único da lista que teve seu trabalho vertido em dois 12"; um em 1986 e outro no ano posterior) não chegaram a deixar nenhum lançamento em vinil. Outro motivo para adquirir esta peça é que ela te dá a oportunidade de perceber a diferença sonora entre as bandas "deathrock" das duas costas estadunidenses. As bandas de Nova York (formadas normalmente por fãs de Siouxsie, Bauhaus e de tudo que rolava dentro e em torno do club Danceteria que importou para seu palco nomes como Sex Gang Children, Malaria! e The Cult em sua primeira aparição pela América em 1984) estavam de fato mais antenadas ao que rolava na Inglaterra, Alemanha, França etc. por isso suas texturas - guitarras mais esparsas, cheias de efeitos e bateria tribal - estava alinhada ao que rolava do outro lado do oceano. Este intercambio ficou mais evidente quando a turnê americana Batcave (com Specimen e sua trupe) passou por Nova York e obviamente escolheu o Danceteria como endereço das suas performances. Se uma coletânea na época tivesse sido lançada naquela época como esta intenção póstuma, Nova York não fosse entendida, dentro do seu contexto pós-punk, apenas como berço da No Wave. Sendo assim, aqui vale aquela máxima; “antes tarde do que nunca” e ainda bem que estamos vivos para desfrutar destes lançamentos.
É em Nova York também que hoje acolhe mais um selo muito
interessante voltado pra coisas esquecidas, tanto antigas quanto novas apostas –
o Sacred Bones Records tem como uma de suas pupilas a famosa Zola Jesus. A
Sacred acabou de lançar uma coletânea que talvez ajudará a tornar a volta do rótulo
"deathrock" uma realidade. Killed by Deathrock, Vol. 1 trás obscuridades
(velharias) tanto americanas quanto velho continente ignoradas durante anos,
porém, em minha opinião, apesar da qualidade indiscutível, não sei se são nomes
mais indicados para contar a história do "estilo". No entanto a
função dela seja contar na verdade esta história de outra forma, na
contramão da narração "oficial" que omite sua
grande e instigante complexidade. Esse volume é o começo de uma série que deve
nos atrair bastante já que podemos confiar no gosto apurado de Caleb Braaten (fundador
da Sacrad Bones) que, como um entusiasta “pós-punk”, é um exímio garimpeiro. Your
Funeral, por exemplo, é uma pérola escondida, injustamente nunca citada nos
anais da cena deathrock californiana. Essas garotas poderiam ser chamadas da
versão feminina do Christian Death (em 1981/82), se o posto não fosse dado ao Voodoo
Church. Elas lançaram apenas o compacto “I Wanna Be You” naquele maravilhoso 1982
que por coincidência ou não era o ano que o Christian Death lançava uma bomba
sonora chamada Only Theatre of Pain e
o Voodoo Church debutava com seu disputadíssimo 12” homônimo que merece com urgência
uma reedição. O resto do set trás uma variedade de bandas até conhecida por
quem está bem habituado com este universo funesto cuja elegância sempre esteve
moldada pela atitude "do it youself".
Saudações.
ResponderExcluirMew, to atrás desse Dark New York, tu tens, ou tens como disponibilizar o link para download?