terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dark Wave & Gothic Collection



 

Essa coletânea dupla é resultado de uma seleção que eu escutava numa destas noites ociosas de final de semana...Ela não contém raridades; possui na verdade até alguns "hits" das pistas alternativas, o que dá aos leigos uma boa introdução à dark wave, este subgênero que, embora de conotação tão ampla, é considerado um dos menos controversos dento das chamadas gothic tendencies, uma vez que as bandas classificadas de tal maneira (seja visualmente ou musicalmente) assumem sem maiores problemas clichês específicos deste universo. Das bandas deste set list, há poucos (porém marcantes) exemplos de vozes etéreas (diretamente inspirados em Dead Can Dance que marca presença com a hipnotizante "Mesmerism") - Love Is Colder Than Death e Chandeen apresentam-se com canções mais densas do início de carreira, quando ainda davam os primeiros passos (ou acordes) nas coletâneas do lendário selo Gothic Arts Records que revelou coisas interessantes da cena "dark" e EBM alemã de duas décadas atrás, como Rue Du Mort (efêmero e obscuro projeto de Frank Schmitt do Permanent Confusion) que aparece aqui com a famosa "Nathaly", música extraída da única demo tape dos caras e que fez parte das compilações (hoje relíquias) This Mourning Sacrilege (1992) e An Ideal For Living - vol. 1 (1993). O Rue Du Mort, ao lado de Chateau Royale (um duo anglo-português que já teve um nota neste blog), Mute Angst Envy faz parte daquela ala de grupos que tinham um grande potencial, mas acabaram caindo no esquecimento. Embora quase tudo esteja concentrado nos anos de 1990, The Frozen Autumn e Diary Of Dreams (que estiveram recentemente aqui em SP) mostram que é possível ser (e soar) atual promovendo um autêntico revival da romantic dark wave dos anos 80. Harmonias taciturnas, melancólicas e sintetizadas (as vezes beirando o electro-goth) é o que encontrarão aqui. Creio que a maioria dos outros artistas dispensam grandes apresentações e comentários. Basta baixar, ouvir e dançar contra a parede (limpa de preferência). Caso tenha ficado de fora algum nome indispensável, aceito sugestões nos comentários, o que pode dar origem a um segundo volume. Aproveitem.

Ps: Para quem quiser queimar em cd-r, dentro de uma das pastas estão a capa e a contra capa em tamanho real, assim como o selos (em pdf) para imprimir nos discos. Todos os mp3's estão com índice de compressão de 256kbps e equalizados/normalizados no Soundforge 8.0.

CD1
1. The Frozen Autumn - This Time (Electro Mix)
2. Anechoic Chamber - Lies
3. Endraum - Der Rosengarten (edit)
4. Other Day - Spiegel
5. Dead Can Dance - Mesmerism
6. Chandeen - Recall Me
7. Poesie Noire - Tragedy
8. Switchblade Symphony - Gutter Glitter
9. New Dawn Fades - Always And Everywhere
10. Rue Du Mort - Nathaly
11. Ghosting - Spell
12. Blessing In Disguise - Here Comes The Rain Again (radio dit)
13. Drown For Resurrection - Prediction
14. Love Is Colder than Death - Love and Solitude
15. In My Rosary - Tar

*download here*

CD2
1. Chateau de Joie - You (choir mix)
2. Clan Of Xymox - Agonised By Love
3. Angina Pectories - The Agony After
4. Kirlian Camera - Blue Room
5. Limbo - Hermaphrodita
6. Paralysed Age - Dark
7. Collection d'Arnel-Andréa - Aux Mortes Saisons
8. Mute Angst Envy - Catacombs
9. Chateau Royale - Christiane F.
10. In Mitra Medusa Inri - The Circle
11. Passion Noire - World's Decay
12. The Tear Garden - Ophelia (edit)
13. Diary Of Dreams - Cold Deceit
14. Second Decay - I'm Leaving
15. Escape With Romeo - White Room (remixed)

*download here*

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Me against me


Meu Deus, me dê a coragem de viver trezentos e sessenta e cinco dias e noites, todos vazios de Tua presença. Me dê a coragem de considerar esse vazio como uma plenitude. Faça com que eu seja a Tua amante humilde, entrelaçada a Ti em êxtase. Faça com que eu possa falar com este vazio tremendo e receber como resposta o amor materno que nutre e embala. Faça com que eu tenha a coragem de Te amar, sem odiar as Tuas ofensas à minha alma e ao meu corpo. Faça com que a solidão não me destrua. Faça com que minha solidão me sirva de companhia. Faça com que eu tenha a coragem de me enfrentar. Faça com que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo. Receba em teus braços meu pecado de pensar.
(Clarice Lispector)