terça-feira, 29 de março de 2011

Black Sundays - American Gothic

O K7 "American Gothic" trata-se apenas de uma cópia da versão CD (com bônus) lendária coletânea homônima editada originalmente como LP em 1988, pelos selos BOMP! (EUA) e Gymnastic Records (Inglaterra, mas com prensagem na Alemanha). Para apresentar este disco tão bacana, decidi transcrever pequenas notas contidas nos fanzines Enter The Shadow e Batzone (este, como estava mal escrito e é de minha autoria, me dei a liberdade de arrumá-lo ou pelo menos dar uma melhorada). Aproveitem e bom download!

THE KRYPT era um dos clubs que funcionou em Los Angeles na década de 90. Algo assim como a nossa extinta (que Deus a tenha!) TREIBHAUS...A história do Gothic Rock norte americano traz a THE KRYPT como seu templo eterno, tudo aconteceu lá. A Gymnastic Records relançou em CD este álbum histórico, com 2 faixas extras: "Tangia" do Mephisto Walz e "Requiem" do Christian Death. As outras faixas são mais puro gothic rock, desde suavidades como "Simple Addictions" do Scream For Tina" até porradas como "Burn Like Angel" do Subterraneans e "State of Decay" dos ótimos Deathride 69. O Radio Werewolf com "Dead Alive" e, no entanto o encarte troca Califórnia por "Kalifornia" e Hollywood por "Hollywierd"...O Ex-Voto com seu visual Sisters vem com "Falling Apart". Duas do H-Bomb White Noise: "Modern Destroy" e "H-Bomb White Noise" e mais algumas pérolas negras...Depois do fim do THE KRYPT, o "American Gothic Way of Life" nunca foi o mesmo.
(por DJ Tonyy - Enter The Shadow - número 05, maio de 1993)


Depois das coletâneas pioneiras Batcave: Young Limbs, Numb Hymns e The Whip (ambas lançadas na Inglaterra), a Califórnia também quis mostrar suas crias em forma de bolacha. Seu título não poderia ser melhor: "American Gothic". A capa faz uma brincadeira fetichista ao famoso quadro de camponeses protestantes de mesmo nome. Apesar de dar um panorama da cena da costa oeste (mais precisamente de Los Angeles e Orange County) do inicio da década de 1980, boa parte das bandas aqui apresentadas não existiam mais quando este LP foi lançado (1988). Gothabilly, horrorpunk, deathrock nas suas mais variadas formas, coisinhas minimalistas e experimentais; este é um prato cheio para os amantes destes gêneros. A sua versão digital (editada em 1992) tem o acréscimo de duas faixas: Christian Death com "Requiem" (um belíssimo e raro medley de "Dogs" e "Dream for Mother" gravado ao vivo em 1981 no Al's Bar) e Mephisto Walz com a versão original de "Tangia" tirada do álbum "Croscosmia" (este track serviu nada mais como divulgação para mais um item do catalogo da Gymnastic). Em minha opinião, este disco poderia ter ficado melhor e mais completo se tivessem entrado também como bônus as bandas Kommunity FK, Superheroines e Voodoo Church. Fica a dica para uma próxima edição, já que esta se encontra fora de catálogo há mais de duas décadas.
(por Rod Heltir - Batcave - número 02, outubro de 2003)

Notas extras:
- O Premature Ejaculation, por ter sido uma das mais frequentes e principais atrações do pequeno palco do The Krypt, muito me admirou que o editor (ou o artista gráfico) tenha creditado o projeto como "Premature Ejaculations" logo na capa. Isso poderia ter sido corrigido na sua versão digital.

- Dentro da pasta de arquivos coloquei a capa digitalizada (e colorida) do K7 Black Sundays (C22) para que o ouvinte possa guardar como memorabilia, bem como todo encarte e selo do CD original na sub-pasta "folder".

Track list:
1. Screams For Tina - Simple Addictions (4:53)
2. Subterraneans - Burn Like An Angel (3:05)
3. U.P. (The Rotorbeat) - New Age (2:07)
4. Black March - Angel Day (2:20)
5. H-Bomb White Noise - Modern Destroyed (3:27)
6. Radio Werewolf - Buried Alive (5:30)
7. Death Ride '69 - State Of Decay (3:56)
8. G.O.D. - Sol (3:01)
9. Ex-Voto - Falling Apart (3:09)
10. H-Bomb White Noise - H-Bomb White Noise (4:13)
11. Premature Ejaculation - Pig Face Show & Tell / Blue Honey (6:18)
12. Mephisto Walz - Tangia (4:36)
13. Christian Death - Requiem (Live Cut. Al's Bar, L.A. 1981) (5:55)
*download here*

domingo, 20 de março de 2011

carta ao papa


O confessionário não é você, oh Papa, somos nós; entenda-nos e que os católicos nos entendam.
Em nome da Pátria, em nome da Família, você promove a venda das almas, a livre trituração dos corpos.
Temos, entre nós e nossas almas, suficientes caminhos para percorrer, suficientes distâncias para que neles se interponham os teus sacerdotes vacilantes e esse amontoado de doutrinas afoitas das quais se nutrem todos os castrados do liberalismo mundial.
Teu Deus católico e cristão que, como todos os demais deuses, concebeu todo o mal:
1º. Você o enfiou no bolso.
2º. Nada temos a fazer com teus cânones, índex, pecado, confessionário, padralhada, nós pensamos em outra guerra, guerra contra você, Papa, cachorro.
Aqui o espírito se confessa para o espírito.
De ponta a ponta do teu carnaval romano, o que triunfa é o ódio sobre as verdades imediatas da alma, sobre estas chamas que chegam a consumir o espírito. Não existem Deus, Bíblia. Evangelho; não existem palavras que possam deter o espírito.
Nós não estamos no mundo, oh Papa confinado no mundo; nem a terra nem Deus falam de você.
O mundo é o abismo da alma. Papa caquético. Papa alheio à alma, deixe-nos nadar em nossos corpos, deixe nossas almas em nossas almas, não precisamos do teu facão de claridades.

(Antonin Artaud)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Black Sundays - Hard Goth I


Como prometido, segue mais uma reprodução em mp3 de mais uma daquelas fitas K7 do Projeto Black Sundays. Desta vez trata-se da "Hard Goth I", ou seja, uma compilação de sons mais "hard". Lógico que não se trata de nada que beira o heavy-metal e sim de um simples registro com canções que representam o gothic rock nas suas mais densas características. Há coisas como Red Lorry Yellow Lorry e Altered States que fazem jus ao título (baterias marcadas e aceleradas, vozes guturais...), porém a barulheira é amortizada com a levada mais softs de This Mortal Col com "16 Days" (a versão reprise de "Gathering Dust", que aliás é uma excentricidade mais pós-punk se compararmos com o resto do repertório deste emblemático projeto da 4AD) e James Ray and The Performance com a "animadinha" e dançante (leia-se electro-gótica, mezzo techno-pop) que parece ter caído de para quedas entre as figurações mais tradicionais aqui apresentadas, mas é velharia da boa, então está valendo. O set list de "Hard Goth I" centra-se em bandas clássicas dos anos de 1980, contudo concede espaço a um hit das pistas alemãs do inicio dos anos de 1990; "Mescal" do Arts & Dacay com sua cadência old school e vocais ala Bauhaus. É um belo e efêmero apanhado que agrada os morcegões de plantão que curtem um som mais encorpado, direto, recheado de batidas fortes e guitarras barulhentas no melhor estilo goth n' roll. Infelizmente não consegui adquirir na época a sequencia (ou as sequencias) da "Hard Goth I". De qualquer modo, o derradeiro item desta série Black Sundays será a coletânea "American Gothic"*. Enjoy!

Track list:
A 1. Play Dead - Solace (5:40)
A 2. Altered States - Low Life (4:59)
A 3. Red Lorry Yellow Lorry - Walking On Your Hands (2:43)
A 4. Arts & Decay - Mescal (3:54)
A 5. Christian Death - Romeo's Distress (3:14)
A 6. The Sisters Of Mercy - Adrenochrome (2:57)
A 7. James Ray And The Performance - Dust Boat (4:29)
B 8. Siouxsie and the Banshees - Trophy (3:18)
B 9. XMal Deutschland - Matador (6:56)
B 10. This Mortal Coil - 16 Days (4:15)
B 11. Joy Division - These Days (3:24)
B 12. Death in June - The Calling (MK II) (5:38)
B 13. Sex Gang Children - Who on Earth Can That Be? (4:02)
*download it here*